09:25

HPV? Você sabe o que é?






O que é HPV?


Human Papiloma Virus

é um vírus que vive na pele e nas mucosas genitais tais como vulva, vagina, colo de útero, e pênis.

Trata-se de uma infecção adquirida através de contato sexual.O mais importante nesta doença é que existe uma associação entre alguns grupos de papiloma vírus e o câncer de colo de útero.Seu diagnóstico de suspeita é feito através do papanicolau ou a colposcopia e o diagnóstico de certeza é feito através de biópsia da área suspeita.


Sinais e Sintomas

O HPV provoca verrugas, com aspecto de couve-flor e de tamanhos variáveis, nos órgãos genitais. Pode ainda estar relacionado ao aparecimento de alguns tipos de câncer, O Papiloma Vírus pode se alojar tanto no colo do útero como na vagina, vulva, pênis e no anus. Na vulva ele causa a doença chamada condiloma genital ou popularmente conhecida no Brasil como "crista de galo". Na vagina e no colo do útero ele normalmente se apresenta com lesões microscópicas, que só podem ser descobertas através do exame de
papanicolau ou a colposcopia.

No homem ele pode se manifestar por verrugas no pênis ou de maneira microscópíca. É muito importante que o parceiro seja encaminhado para exame com um urologista onde um exame chamado peniscopia pode mostrar áreas suspeitas do papiloma.

OBS: Nem todo caso de infecção pelo HPV irá causar câncer.


Formas de contágio

A infecção pelo HPV é muito comum. Esse vírus é transmitido pelo contato direto com a pele contaminada, mesmo quando essa não apresenta lesões visíveis. A transmissão também pode ocorrer durante o sexo oral. Há, ainda, a possibilidade de contaminação por meio de objetos como toalhas, roupas íntimas, vasos sanitários ou banheiras.


Como se previnir?

Não existe forma de prevenção 100% segura, já que o HPV pode ser transmitido até mesmo por meio de uma toalha ou outro objeto. Calcula-se que o uso da camisinha consiga barrar entre 70% e 80% das transmissões, e sua efetividade não é maior porque o vírus pode estar alojado em outro local, não necessariamente no pênis, mas também na pele da região pubiana, períneo e ânus.

Hoje já existe a vacina que foi lançada no ano de 2006 , essa vacina previne mulheres que nunca foram infectadas entre os 4 tipos de HPV 16,18,6 e 11, essa vacina foi desenvolvida principalmente para adolescentes que ainda não iniciaram a sua vida sexual, e deverá ser aplicada em 3 doses, em um espaço de seis meses. A vacina é cara e a dose não sai por menos de R$ 1 mil reais.

OBS:
Na maioria das vezes os homens não manifestam a doença. Ainda assim, são transmissores do vírus.


Tratamento

O tratamento do HPV pode ser feito por meio de diversos métodos: químicos, químioterápicos, imunoterápicos e cirúrgicos. A maioria deles destruirá o tecido doente.


Dica menina & mulher


Atenção: O HPV também pode ser transmitido atravéz do sexo oral, e transmitir o virus para a garganta provocando o CANCÊR DE GARGANTA , isso é comum entre homens e mulheres o perigo de contrair o vírus aumenta quando a prática do sexo oral é realizada com vários parceiros, por isso previna-se utilizando sempre a camisinha...


Cuide - se e previna-se, indo pelo menos uma vez ao ano ao ginecologista!


Um grande Beijo...


Equipe menina & mulher.

1 comentários:

Anônimo disse...

que bom que vc colocou isso
agora da para mim estuda isso ´por aqui e naum prisiso fica procurando
hauahauhau
bjus